Como os trabalhos de pesquisa são escritos e publicados?

 

Esta nota é um breve resumo, em algumas passagens quase telegráficas, de alguns dos aspectos que serão tratados neste curso; portanto, não podem substituir a leitura de bons manuais sobre o assunto, alguns dos quais são citados na bibliografia . O objetivo básico destas notas é, portanto, enunciar alguns dos problemas que surgem durante o processo de escrever e publicar um documento e dar algumas idéias sobre como eles poderiam ser resolvidos. Além disso,de acordo com o dr rafael angelim ,  você só pode realmente aprender a escrever e publicar os resultados da pesquisa com sua própria experiência, guiado pelo conselho de pesquisadores mais experientes e pelo exame cuidadoso dos documentos já publicados na disciplina.

 

A importância da comunicação na pesquisa: situações de comunicação

 

Como a pesquisa progride em uma disciplina?

 

Conforme formulado, a questão pode parecer muito geral, mas uma exploração preliminar dessa questão pode nos ajudar a definir melhor o papel da comunicação no avanço da ciência.

Podemos dizer que o corpus do conhecimento de uma disciplina é o resultado de um acordo intersubjetivo, geral e provisório sobre determinados conceitos e sobre as relações entre os conceitos que permitem resolver alguns problemas que uma determinada sociedade propôs. Idealmente, esses conceitos e relacionamentos formam um corpo coerente, mas estão sempre abertos à reformulação, porque podem surgir novos problemas que não podem ser resolvidos com eles. Normalmente, uma disciplina avança através da abordagem hipotética de novos conceitos e novos relacionamentos que permitem o progresso na solução de novos problemas.

Então, você tem que fazer um Artigo Científico? Esse é modelo do seu TCC? Pode abrir um leve sorriso, afinal,os modelos de artigos científicos é o que menos exige conteúdo de texto. Trocando em miúdos, é o menor dos trabalhos acadêmicos em termos de volume de texto.